Quarta-feira, 9 de Abril de 2008

Estampados dão nova vida aos tecidos

Para além do tingimentos dos tecidos (o qual iremos concretizar na parte prática), há outras formas de colorir e engraçar os tecidos, uma delas são os estampados.

            A estamparia, pode ser “transfer sublimática” ou “silk screen”,   também chamada de estamparia de mesa, e que pode ser manual ou automatizada. Os processos de estamparia utilizam diferentes técnicas com a finalidade de alterar os tecidos colocando-lhes desenhos variados, que podem ser florais, geométricos, listrados, manchados, entre muitos outros.

            Uma estamparia de mesa automática funciona da seguinte forma: é feito um negativo do desenho em um filme de poliéster, que depois é gravado num quadro. O número de quadros utilizados é correspondente ao número de cores do desenho, pois cada quadro correspondente ao numero de cores do desenho, pois cada quadro corresponde a uma cor.

As cores são estampadas separadamente nos tecidos com tinta acrílica, também chamada de pigmento, numa mesa de 50 metros, que possui um tubo de ar quente que possibilita maior rapidez na secagem dos tecidos. Depois de estampar todas as cores, o tecido vai para uma estufa com temperatura de 180º que seca e fixa a tinta.

Outra forma de estampar tecidos é o transfer, que é um processo mais avançado  tecnologicamente em termos de maquinaria. O negativo com o desenho não é gravado em quadros, mas sim em cilindros estampadores de níquel cromo, que são perfurados de acordo com o desenho desejado. Cada cilindro corresponde à uma cor do desenho, e possui 1,60m de largura.

Todos os cilindros são encaixados numa máquina que imprime as tintas num papel especial para o processo transfer. A tinta usada, chamada sublimática, é seca a 90º no papel, que depois de seco, é colocado em uma calandra, juntamente com o tecido que irá ser estampado. Com uma temperatura de 180º, a estampa contida no papel é transferida para tecido, através do calor e da pressão mecânica.

 

publicado por Ana's às 19:55

link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Tingimento Caseiro

. 2ºPeríodo

. A Influência da moda nos ...

. Estampados dão nova vida ...

. Pintura em tecido

. Tingimento...

. Influência do pH no tingi...

. Tecidos Inteligentes

. Fibras Sintéticas

. Fibras Naturais

.arquivos

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

.Relógio

blogs SAPO

.subscrever feeds