Quarta-feira, 9 de Abril de 2008

A Influência da moda nos dias de hoje

Vivemos num mundo em que a moda está presente em tudo, no que vestimos, no mobiliário das nossas casas, os lugares a frequentar, a moda cerca-nos por todo o lado.

A moda é uma tendência da actualidade, é um fenómeno sócio-cultural que expressa hábitos, usos, costumes da sociedade, num determinado momento.

As tendências da moda surgem, geralmente associadas a uma passagem (do Verão para o Inverno ou do Inverno para o Verão), dado que é nessas alturas que se dão as nossas maiores alterações de humor, o clima do país e a cultura também são dois aspectos que influenciam as tendências. As cores são a principal influência dado que para os países mais quentes predominam as cores claras, nos países mais frios predominam as cores mais escuras, o mesmo acontece com as estações do ano.

A tendência para escolher o estilo e até mesmo as cores da roupa, tendo em conta o que se usa no momento na sociedade em que se está inserido, pode ser um factor negativo, dado que, muitas vezes as pessoas deixam de lado os seus gostos pessoais e tentam vestir o que se usa, tentam andar na moda, provocando um aumento na massificação da cultura, tornando assim a sociedade pouco diversificada e até bastante monótona.

Contudo, a moda é facilmente mutável, dado que estamos constantemente a mudar o vestuário ou os penteados, o que está na moda usar agora, já não estará alguns meses depois.

Deste modo, a moda também influência a economia, pois para andar na moda é preciso comprar novas peças de vestuário e adereços, havendo assim um maior gasto de dinheiro, sendo um factor negativo para os consumidores e em contrapartida positivo para os comerciantes, dado que vai existir uma maior procura dos seus artigos.

A moda também tem aspectos positivos, como a originalidade, tanto na criação de novas texturas, novos padrões e novas peças de roupa com formatos diferentes dos habituais.

Podemos também criar a nossa própria moda, através de aplicações que fazemos em casa, ou até mesmo confeccionar a nossa própria roupa, contribuindo assim para a diversidade e tornando o mundo original.

A beleza é um factor de grande importância na sociedade em que vivemos, fala-se mesmo em perseguição de beleza, a moda contribui para este facto, pois moda e a beleza andam de mãos dadas. Muitas vezes existe a ideia errada de que o ideal de beleza é o que desfila pelas passerelles, tendo por vezes consequências trágicas como é o caso da anorexia.

Em suma, a moda trás benefícios importantes tanto a nível económico como a nível social, a sociedade comercial está sempre atento às nossas necessidades, contudo é preciso ter em atenção todas as consequências que dela advêm, como o consumismo, a massificação das culturas e a perseguição de beleza.

publicado por Ana's às 19:58

link do post | favorito
De re a 28 de Abril de 2017 às 20:03
isso me ajudou mundo precisava muito disso para meu trabalho
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.mais sobre mim

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Tingimento Caseiro

. 2ºPeríodo

. A Influência da moda nos ...

. Estampados dão nova vida ...

. Pintura em tecido

. Tingimento...

. Influência do pH no tingi...

. Tecidos Inteligentes

. Fibras Sintéticas

. Fibras Naturais

.arquivos

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

blogs SAPO

.subscrever feeds