Quarta-feira, 9 de Abril de 2008

A Influência da moda nos dias de hoje

Vivemos num mundo em que a moda está presente em tudo, no que vestimos, no mobiliário das nossas casas, os lugares a frequentar, a moda cerca-nos por todo o lado.

A moda é uma tendência da actualidade, é um fenómeno sócio-cultural que expressa hábitos, usos, costumes da sociedade, num determinado momento.

As tendências da moda surgem, geralmente associadas a uma passagem (do Verão para o Inverno ou do Inverno para o Verão), dado que é nessas alturas que se dão as nossas maiores alterações de humor, o clima do país e a cultura também são dois aspectos que influenciam as tendências. As cores são a principal influência dado que para os países mais quentes predominam as cores claras, nos países mais frios predominam as cores mais escuras, o mesmo acontece com as estações do ano.

A tendência para escolher o estilo e até mesmo as cores da roupa, tendo em conta o que se usa no momento na sociedade em que se está inserido, pode ser um factor negativo, dado que, muitas vezes as pessoas deixam de lado os seus gostos pessoais e tentam vestir o que se usa, tentam andar na moda, provocando um aumento na massificação da cultura, tornando assim a sociedade pouco diversificada e até bastante monótona.

Contudo, a moda é facilmente mutável, dado que estamos constantemente a mudar o vestuário ou os penteados, o que está na moda usar agora, já não estará alguns meses depois.

Deste modo, a moda também influência a economia, pois para andar na moda é preciso comprar novas peças de vestuário e adereços, havendo assim um maior gasto de dinheiro, sendo um factor negativo para os consumidores e em contrapartida positivo para os comerciantes, dado que vai existir uma maior procura dos seus artigos.

A moda também tem aspectos positivos, como a originalidade, tanto na criação de novas texturas, novos padrões e novas peças de roupa com formatos diferentes dos habituais.

Podemos também criar a nossa própria moda, através de aplicações que fazemos em casa, ou até mesmo confeccionar a nossa própria roupa, contribuindo assim para a diversidade e tornando o mundo original.

A beleza é um factor de grande importância na sociedade em que vivemos, fala-se mesmo em perseguição de beleza, a moda contribui para este facto, pois moda e a beleza andam de mãos dadas. Muitas vezes existe a ideia errada de que o ideal de beleza é o que desfila pelas passerelles, tendo por vezes consequências trágicas como é o caso da anorexia.

Em suma, a moda trás benefícios importantes tanto a nível económico como a nível social, a sociedade comercial está sempre atento às nossas necessidades, contudo é preciso ter em atenção todas as consequências que dela advêm, como o consumismo, a massificação das culturas e a perseguição de beleza.

publicado por Ana's às 19:58

link do post | favorito
De Anónimo a 28 de Abril de 2011 às 08:53
Olá,

Gostei bastante, mas eu gostaria de saber as suas fontes para poder pesquisar um pouco mais. Diga por favor nem que as suas fontes tenham sido revistas, livros ou até mesmo notícias ou umprograma de tv

Obrigada pela atenção
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.mais sobre mim

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Tingimento Caseiro

. 2ºPeríodo

. A Influência da moda nos ...

. Estampados dão nova vida ...

. Pintura em tecido

. Tingimento...

. Influência do pH no tingi...

. Tecidos Inteligentes

. Fibras Sintéticas

. Fibras Naturais

.arquivos

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

blogs SAPO

.subscrever feeds